Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014 Brasil  México  Chile 

Escola24horas

Busque aqui


Identifique-se

Esqueceu sua senha?
Sociologia
Navegue entre os Tópicos  
 1. O que é Sociologia: conceito e origem

Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social, pelo efeito que têm sobre o comportamento individual e social, e pelas transformações provocadas pela interação social.

Seu terreno de investigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais. É, portanto, o ramo do conhecimento que faz das relações humanas seu objeto, aplicando de modo sistemático a razão e a observação e integrando explicações teóricas e métodos quantitativos e qualitativos de verificação empírica.

A Sociologia é uma ciência relativamente nova em relação a outras ciências sociais, como a Economia, a Ciência Política, a Antropologia e a Psicologia. Embora tenha suas origens na filosofia política e social dos filósofos gregos, (Platão, Aristóteles) como campo definido de conhecimento a Sociologia surge com o nascimento da sociedade moderna, no século XIX. O termo Sociologia foi cunhado por Augusto Comte que esperava unificar nessa ciência todos os estudos sobre o homem, incluindo História, Psicologia e Economia.

A criação e o desenvolvimento da Sociologia como ciência está associada principalmente aos nomes de Auguste Comte Aléxis de Tocqueville Herbert Spencer Émile Durkheim Karl Marx Max Weber e Talcott Parsons.

 

Escola 24 Horas