Que Dia é Hoje?

13/8/1521
Os espanhóis dominam Tenochtitlán, marcando o fim do império asteca

Os Astecas, indígenas que dominavam o México Central na época da dominação espanhola, chegaram ao Vale do México vindos do norte no final do século XII. Até fundarem sua capital, Tenochtitlán, eram nômades.

Durante os séculos XV e XVI, tornaram-se um poderoso grupo político e cultural. Ao norte, eles estabeleceram sua hegemonia sobre os Huastec, ao sul sobre os Mixtec e Zapotec. O domínio asteca sob os Tlaxcala foi sangrento. Este povo, mais tarde, se juntaria aos espanhóis.

Os astecas atingiram um alto grau de desenvolvimento na arquitetura, nas artes, na matemática e na astronomia. O calendário asteca tinha 260 dias por ano. Sua agricultura era avançada. A organização política e social era baseada em três castas - nobreza, sacerdócio e militares e artesãos. O governo asteca era relativamente centralizado, embora muitos chefes conquistaram sua autonomia política. Os astecas tinham um numeroso e eficiente exército. Prisioneiros de guerra eram usados como sacrifícios humanos para satisfazer os muitos deuses dos astecas.

Quando os espanhóis chegaram, em 1519, muitos grupos indígenas, rebelados contra o governo asteca, juntaram-se a eles. Os espanhóis dominaram e escravizaram os astecas. A capital Tenochtitlán foi destruída e em seu lugar surgiu a cidade do México.

Conteúdos relacionados
» Astecas