Que Dia é Hoje?

19/8/1936
Morre Federico García Lorca

Este grande artista nasceu no dia 5 de julho de 1898, na província de Granada, Espanha. Cursou Direito, Filosofia e Letras na Universidade de sua cidade.

Em 1919 foi estudar em Madrid, onde conheceu figuras como o poeta Juan Ramón Jiménez, o cineasta Luis Bruñel e, mais tarde, o mestre do Surrealismo, Salvador Dalí. Foi nesta época que Federico começou a escrever.

Sua primeira publicação foi o livro "Impresiónes e pisajes". Entre suas principais obras destacam-se "Yerma", "A casa de Bernarda Alba" e "Bodas de sangue", além de poemas como "Poeta en Nueva York", "Poema del cante jondo", "Llanto por Ignacio Sánches Mejías", entre outros.

Quando a Guerra Civil estourou, Lorca decidiu voltar para Granada, onde, pensava, estaria mais seguro. De espírito revolucionário, defensor das minorias, homossexual e amigo de simpatizantes do Comunismo, as idéias de Federico García Lorca iam de encontro aos ideais nacionalistas das tropas do General Francisco Franco. O escritor foi retirado de casa e assassinado por militantes nacionalistas.

Conteúdos relacionados
» Guerra Civil Espanhola