Que Dia é Hoje?

10/8/1913
A segunda guerra dos Bálcãs termina com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia.
Entre 1912 e 1913 ocorreram duas guerras na península balcânica, envolvendo Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia e Bulgária contra a Turquia, antigo Império Otomano.

A Primeira Guerra Balcânica eclodiu em outubro de 1912. A Liga Balcânica, formada pela Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro, lutou separadamente contra a Turquia, reivindicando melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca e visando territórios otomanos. Atacada em momento enfraquecido, haja vista que a Turquia estava em guerra com a Itália, a Liga Balcânica venceu a guerra e capturou toda a região do antigo Império Otomano, exceto Constantinopla. Em dezembro do mesmo ano, foi assinado o Tratado de Londres e o mapa dos bálcãs foi reformulado.

Posteriormente, os próprios países da Liga lutaram contra si. Devido às intenções dos sérvios e dos gregos em dominar territórios búlgaros conquistados na Primeira Guerra, a Bulgária atacou antecipadamente os dois países, porém sem sucesso. Até então neutra nos conflitos, a Romênia ocupou parte do território búlgaro. Os otomanos aproveitaram o momento de fragilidade da Liga para reconquistar parte do território perdido.

A Segunda Guerra Balcânica terminou em 10 de agosto de 1913, com a assinatura do Tratado de Bucareste. Pelo acordo, a Romênia ganhou parte do território da Bulgária, a Grécia e a Sérvia dividiram parte da Macedônia e Sérvia e Montenegro dividiram a região de Novibazar.